Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de março de 2020

Mandacaru de 35 anos

Mandacaru na porta da casa do Sr. Adhemar Laignier e Dona Eni Laignier 
córrego da afira em Pocrane-MG

 Flor do mandacaru 
Mandacaru de 35 anos 
fotos: Hiram Lacerda 

mandacaru (Cereus jamacaru), também conhecido como cardeiro e jamacaru, Planta da família das Cactaceae, gênero cactus. Arbustiva, xerófita, nativa do Brasil, disseminada no Semiárido do Nordeste. Mandacaru vem do tupi mãdaka'ru ou iamanaka'ru, que significa «espinhos agrupados danosos».

Obs: seus frutos são comestíveis, não muito saborosos.

Lagarta do pé de laranja




Lagarta do pé de laranja e mexerica.

Papilio heraclides 
Foto: Hiram  Lacerda 

Essa lagarta é muito comum nos pés de plantas do tipo citros (laranjeira, Mexeriqueira e Limoeiros). Sua defesa é um cheiro horrível e insuportável por muitos, que ela exala ao ser tocada. É comum ela levantar um par de antenas, tipo chifres, e assim o cheiro horrível aparece em instantes. Seu principal
predador é a ave Alma-de-gato. Após o ciclo da lagarta ela entra em processo de transformação e e torna essa linda borboleta abaixo.

Heraclide thoas brasilienses 
Imagem da internet

Principal predador da lagarta da laranjeira 
Piaya cayana (alma-de-gato)
(imagem da internet) 

Não devemos queimar as lagartas da laranjeira, se não há um grande infestação, o ciclo passa e as lindas borboletas surgem para alegrar os jardins da nossa vida.

Hiram Lacerda 


domingo, 1 de março de 2020

Amo Sapos

Amo sapos. Aliás, sou daqueles que paro a moto na estrada e o carro pra ajudar uma lagarta atravessar o asfalto e sonhar com o futuro de de uma linda borboleta. Os sapos pagam caro por serem criaturas assombrosas em filmes, conto de fadas, bruxaria e rituais estranhos. Na verdade, são inofensivos, comem escorpiões, pequenos insetos e ajudam no equilíbrio da natureza. Jogar sal no sapo, como alguns fazem, cria uma morte lenta e dolorida para eles. (Se você quiser saber o que eles sentem, coloque uma brasa sobre a sua pele e mantenha ela acesa). É covardia essa prática. Por isso, não faça isso com lesmas e sapos. Deus pedirá contas das maldades humanas. Não mate os sapos.

Hiram Lacerda (Pastor e professor de Geografia e Ética e Cidadania).